terça-feira, 24 de maio de 2011

Um roteirão com os programas de moda e estilo da televisão brasileira

Dos jornalísticos aos “de amiga” passando pelos reality shows, a televisão brasileira tem oferecido uma variedade maior de programas que,  cada um à sua maneira e com a sua abordagem, falam de moda, estilo e tendências. Claro que ainda há muitas lacunas a serem preenchidas; onde estão, por exemplo, as produções voltadas para o público masculino? Mas, devagarzinho, a telinha vai ganhando novas opções — para o lucro do espectador. Confira o “roteirão” abaixo e deixe o seu comentário: entre as produções brasileiras de moda, qual é a sua preferida?


Lilian Pacce, Julia Petit e Mariana Weickert, do GNT ©Reprodução
GNT FASHION
O quê? Um dos pioneiros entre os programas especializados em moda, o GNT Fashion completa 15 anos em 2011 sob o comando da jornalista Lilian Pacce, que traz reportagens quentes e notícias sobre estilo, comportamento e eventos de moda nacionais e internacionais. Também faz uma cobertura extensa da São Paulo Fashion Week e do Fashion Rio.
Onde? GNT
Quando? Segundas às 22h45 (Reprises na seg às 5h15; ter às 14h30; qua às 10h45; sab às 9h, 22h30 e 4h).
VAMOS COMBINAR
O quê? Apresentado pela ex-modelo Mariana Weickert, o Vamos Combinar é focado mais em estilo do dia-a-dia: como se vestir para determinadas ocasiões, como combinar roupas, como conseguir certo look gastando menos, como aprimorar o visual do seu namorado. Mariana começou como repórter especial do GNT Fashion e seu carisma e bom humor garantiram a ela um programa próprio.
Onde? GNT
Quando? Segundas às 21h30 (Reprises na seg às 4h15; ter às 13h30; qua às 9h45; sab às 22h; dom às 8h)
BASE ALIADA
O quê? O apelo do Base Aliada é a linguagem fácil e despretensiosa característica da apresentadora Julia Petit. Em um clima bem descontraído, ela fala sobre moda, tendências e beleza, dando dicas bem “de amiga” – no episódio dedicado a noivas, por exemplo, ela tira dúvidas com o beauty artist Ricardo dos Anjos enquanto ele faz um coque volumoso usando… esponjas de aço!
Onde? GNT
Quando? Segundas às 22h (Reprises na seg às 19h e 5h45; qua às 9h; qui às 11h15; sab às 8h45 e 15h15).

A dupla do Esquadrão da Moda, da SBT, e Carol Ribeiro, do It MTV ©Reprodução
ESQUADRÃO DA MODA
O quê? Apresentado pela modelo Isabella Fiorentino e o stylist Arlindo Grund, o “Esquadrão da Moda” é a versão brasileira do original da BBC “What Not to Wear”, um reality show que mistura humor e dicas de estilo para reformular o guarda-roupa de “vítimas” indicadas por seus próprios amigos e familiares. A transformação inclui também a mudança de visual realizada pelo cabeleireiro Rodrigo Cintra e a maquiadora Andrea Ulsenheimer.
Onde? SBT
Quando? Terça, às 20h30
IT MTV
O quê? O It MTV nasceu como um programa em que a modelo Carol Ribeiro apresentava novidades e dicas culturais de Nova York, mas em março de 2010 ele foi reformulado e passou a ser um programa de moda, estilo, beleza e tendências. No estúdio, na rua ou até na casa dos entrevistados, a apresentadora e a repórter Jana Rosa conversam com insiders do universo fashion como Susana Barbosa, da “Elle”, e Paulo Martinez, da “Mag!”.
Onde? MTV
Quando? Quarta, às 23h (Reprises na sex às 17h30; sab às 18h30; dom às 16h45).

Barbara Thomaz, apresentadora do Glam, e Thaís Lee, do Fashion Stamp ©Reprodução
GLAM
O quê? O Glam foi um dos poucos sobreviventes do reposicionamento do Fashion TV Brasil, que a partir do dia 1º de maio de 2011 reformulou toda a sua grade e passou a se chamar Glitz. Ainda sob o comando de Barbara Thomaz, o programa fala principalmente de tendências de moda, cultura e comportamento.
Onde? Glitz
FASHION STAMP
O quê? Voltado para o público de 15 a 25 anos, o Fashion Stamp é idealizado, dirigido e apresentado por Thaís Lee, descrita no site oficial do programa como “especialista em design de moda pela Faculdade Anhembi Morumbi”. “É um bate papo descontraído. Nosso objetivo é falar do tema para os telespectadores de modo que eles possam se adaptar à moda sem regras e imposições, como acontece atualmente na mídia”, afirma a estudante de 19 anos.
Onde? Canal 13 da Net
Quando? Quartas, às 20h30 horas.

(Fonte: Site FFW).

Nenhum comentário: